Maratona

José Santiago foi o melhor português na geral do Europeu de Maratonas

José Santiago foi o melhor português na geral do Europeu de Maratonas

José Santiago terminou a prova em 2.49,51 horas

José Santiago foi o melhor português em prova no Campeonato da Europa de Maratonas (European Masters Marathon Championship) ao alcançar o 58º lugar na classificação geral da corrida, que se realizou este domingo na Polónia.

O atleta do Centro Desportivo de Quarteira terminou os 42.195 quilómetros em quarto lugar na sua categoria (M50) em 2.49,51 horas e confessa que o resultado “ultrapassou as expectativas”.

Em declarações ao Algarve Desporto o maratonista explicou que “a época foi bastante longa, foram praticamente 15 meses a competir sem parar e com muitos pódios pelo meio”.

“Já acusava o desgaste e por isso não estava à espera de tanto”, acrescenta o atleta.

José Santiago revelou ainda que a dificuldade chegou já no 35º quilómetro mas que apesar do cansaço manteve “sempre a mesma postura e a mesma vontade de terminar a corrida nos primeiros lugares”.

Manuel Faísca, outro dos atletas algarvios em competição na Polónia, em representação da Associação Cultural Sambrasense, conquistou o segundo lugar do pódio na categoria M70 ao completar a prova em 3.38,55 horas, classificando-se em 995º lugar na geral.

Também em representação da Associação Cultural Sambrasense esteve Filipe Conceição a competir na categoria M50. O atleta cortou a meta 3.35,08 horas depois de ter partido, tendo alcançado um honroso 106º lugar no seu escalão e 841º na geral.

A representar as cores nacionais esteve ainda Carla Machado, atleta da União Desportiva de Várzea, que também alcançou o segundo lugar no pódio da categoria K40.

José Santiago foi o melhor português na geral do Europeu de Maratonas

Da esquerda para a direita: Filipe Conceição, Carla Machado, José Santiago e Manuel Faísca

O grande vencedor da maratona foi o queniano Abel Kibet Rop que terminou a prova em 2.13,36 horas.

Todos os resultados da competição podem ser consultados aqui.


Mais de Maratona