Triatlo

Triatlo Ibericman de 216 quilómetros une Baixo Guadiana e Espanha

Triatlo Ibericman de 216 quilómetros une Baixo Guadiana e Espanha

O Triatlo Ibericman é organizado pelo Club Deportivo Iberman

O Baixo Guadiana recebe, no próximo dia 21 de outubro, a quinta edição do Triatlo Ibericman, a única prova de longa distância do mundo a unir dois países. As inscrições já estão encerradas e, segundo a organização, vão paticipar na prova mais de 400 triatletas.

A competição de 216 quilómetros, de dificuldade elevada, integra as modalidades de natação, ciclismo e corrida, colocando à prova os atletas com uma série de percursos que incluem uma extensão ao Alentejo e uma incursão a Espanha.

O circuito de natação tem partida às 7.30 horas, da praia de Monte Gordo, onde os participantes irão percorrer aproximadamente quatro quilómetros no mar.

Com um percurso em linha de 170 quilómetros, segue-se o setor de ciclismo, que irá unir as localidades de Monte Gordo e Ayamonte.

Esta viagem pelas margens do Guadiana percorre diversas localidades algarvias como Odeleite e Alcoutim. Já no Alentejo, a competição integra uma passagem por Mértola e Pomarão, onde será feita a travessia da fronteira até Espanha. É na margem oposta do rio que se inicia a descida até Ayamonte, com passagem por Granado e Villablanca.

Após a chegada à Costa Esury, em Ayamonte, os triatletas têm pela frente a prova de maratona, com um percurso de 42,1 quilómetros. O trajeto inclui a travessia da Ponte Internacional do Guadiana, uma passagem por Castro Marim e Vila Real de Santo António, terminando depois na meta instalada no Passeio Marítimo de Monte Gordo.

Este ano, o programa é complementado com uma prova de média distância, que decorrerá apenas em solo português, com partida e chegada a Monte Gordo, que conta com 1,9 quilómetros de natação, 90 de ciclismo e 21,1 de corrida.

“Prevê-se que o primeiro atleta a chegar à meta cumpra os 216 quilómetros oito horas depois da partida, ou seja, perto das 15.15 horas. Tendo em consideração a dureza do desafio, a meta estará aberta até às 1.30 horas do dia 22, onde os participantes se converterão em finalistas desta autêntica prova de fogo”, diz a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA) em comunicado.

A entrega de troféus será efetuada no dia 22, às 12.30 horas, no Hotel Yellow, em Monte Gordo.

O Triatlo Ibericman é organizado pelo Club Deportivo Iberman e conta com a colaboração da autarquia de VRSA e da Federação de Triatlo de Portugal.

A quinta edição do triatlo longo ‘Ibericman’ faz parte do calendário de provas que pretende transformar os municípios da Eurocidade do Guadiana (VRSA, Castro Marim e Ayamonte) na capital internacional do triatlo.

Para atingir este objetivo, “as localidades fronteiriças estão a desenvolver um conjunto regular de competições de média e longa distância, cujos percursos incluem a travessia da fronteira do Guadiana, internacionalizando o triatlo”, conclui o município.


Mais de Triatlo