Karaté

Jovens karatecas ganham “rodagem” na Taça da Cidade de Olhão

Jovens karatecas ganham "rodagem" na Taça da Cidade de Olhão

(Fotografia: @Clube Karaté de Olhão)

Cerca de 190 karatecas dos escalões de formação de 14 clubes da zona sul do país disputam este sábado, dia 28, a Taça da Cidade de Olhão, a partir das 9 horas, no pavilhão da Escola E.B. 1 de Moncarapacho.

“O principal objetivo deste torneio, para além do convívio entre atletas, treinadores e encarregados de educação é dar ‘rodagem’ e mais competitividade a estes miúdos para que possam ‘lutar’ por lugares de pódio nos campeonatos nacionais, uma vez que temos muita qualidade no Algarve”, refere ao Algarve Desporto Nuno Garcia, presidente da Liga de Karaté do Sul (LKS), associação organizadora do evento, em parceria com o Clube Karaté de Olhão.

A Taça da Cidade de Olhão realiza-se “há muitos anos” mas, após um período de interrupção, voltou ao ativo há três anos, data até à qual, “à exceção dos atletas de topo que se deslocavam ao norte para competir”, “os atletas algarvios só participavam praticamente no Campeonato Regional e depois eram apurados os quatro primeiros por escalão para o Campeonato Nacional e chegavam lá sem o mínimo de experiência competitiva”, explica Nuno Garcia.

Esta é uma situação que a LKS quer evitar, formando até um escalão não oficial de kata até aos 7 anos, para que todos possam competir e ter “o gostinho do êxito, independentemente de terem muitos ou poucos anos de karaté”, conclui o responsável.

Com 125 atletas na especialidade de kata e 106 na de kumité, os melhores classificados nas suas categorias terão direito a prémios.

Clubes participantes

Clube Karaté de Olhão

Karaté Clube Capristano de Olhão

Academia de Karaté de Faro

Karaté Clube de Faro

Clube Karaté Conceição de Faro

Clube Karaté de Alcoutim e Martim Longo

Karaté Clube de Quarteira

União Shito Ryu Portugal

Clube Karaté de Tavira

Amicale Karaté Algarve

Escola Shotokan Karaté Portimão

Clube Karaté de Mértola

Clube Karaté de Ourique

Clube Karaté de Almodôvar


Mais de Karaté