Judo

Associação de Judo do Algarve promove primeiro curso de treinadores

Associação de Judo do Algarve promove primeiro curso de treinadores

(Fotografia: @Associação Distrital de Judo do Algarve)

A Associação Distrital de Judo do Algarve (ADJA) promove, pela primeira vez na sua história, um curso de treinadores (Grau I), entre os próximos dias 18 de novembro e 14 de janeiro, em Alvor e Quarteira.

O principal objetivo é “ter treinadores de judo com qualidade no Algarve”, diz ao Algarve Desporto André Alves, presidente da ADJA, que perspetiva que “dentro de alguns anos será visível o crescimento de clubes e atletas no distrito”.

João Neto, antigo campeão da Europa, Fausto Martins de Carvalho, presidente da Comissão Nacional de Graduações da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) e Luís Monteiro e José Robalo, membros da equipa técnica da FPJ, são alguns dos formadores do primeiro curso da ADJA e que não deverá ser o último.

“Pretendemos realizar cursos destes regularmente, sempre que houver formandos suficientes, apesar dos custos inerentes, tal como queremos também realizar um curso de Grau II em 2018 ou 2019”, revela André Alves.

Para além dos cursos a realizar, a ADJA dá formação creditada pelo IPDJ aos seus treinadores, “algo de extrema relevância para manter os treinadores em exercício atualizados”, considera o presidente.

Com as vagas já preenchidas, o curso de treinadores da ADJA receberá mais de duas dezenas de participantes para 82 horas de formação teórica, dividida entre geral e específica da modalidade, e terminará com um estágio de 550 horas, correspondente a uma época desportiva.

O curso resulta de uma parceria entre a Academia de Judo de Quarteira e a UFAD – Judo Alvor e conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Alvor e Quarteira e das autarquias de Portimão e Loulé.


Mais de Judo