Natação

Aquático Clube de Silves: Apostar na formação com uma nova identidade

Aquático Clube de Silves: Apostar na formação com uma nova identidade

Equipa do Aquático Clube de Silves

O Aquático Clube de Silves (ACS) é o mais recente clube de natação do Algarve. Após sete anos a representar o CF Os Armacenenses, atletas e equipa técnica ganham nova identidade num projeto que pretende apostar na formação de jovens e que se estreia em competição já nos próximos dias 18 e 19, no Torneio Regional Nadador Completo, em Quarteira.

“Os treinos são no mesmo local, a estrutura de atletas e treinadores continua a mesma mas o clube mudou de nome”, simplifica ao Algarve Desporto Ricardo Correia, treinador do grupo há seis anos.

“O Armacenenses dava-nos apoio mas tornava-se difícil evoluir porque o clube não estava motivado nem tinha capacidade para fazer crescer a natação, uma vez que a sua modalidade principal é o futebol. Os nossos objetivos eram concorrentes. Expliquei a situação ao presidente e a alteração de clube foi cem por cento pacífica”, relata o também presidente do ACS.

Agora, a associação desportiva sem fins lucrativos, já filiada na Associação de Natação do Algarve, em que “a natação é tão importante como a escola”, tem como base formar nadadores, dos quais “alguns sairão campeões”. “Se não saírem campeões já aprenderam a treinar, a superar dificuldades, a organizar o seu tempo e a estudar porque abordamos os treinos de natação da mesma forma que se abordam as matérias escolares”, diz Ricardo Correia.

O ACS, cujo aumento do número de atletas na formação e na competição é um dos objetivos, desenvolve, nas Piscinas Municipais de Silves, as disciplinas de natação, natação de águas abertas e pólo aquático – de forma formativa e não competitiva – havendo ainda a hipótese de ser criada uma secção de formação de triatlo.

“É preciso pôr os pés no chão e trabalhar, com muita disciplina e paciência, porque os resultados demoram a aparecer”, aponta o treinador, que faz dupla com Ricardo Martins.

Na época de estreia, o novo clube quer trabalhar em conjunto com a Escola Municipal de Natação de Silves para consolidar o grupo de nadadores e participar em três atividades de demonstração ao longo do ano.

Nadadores do Aquático Clube de Silves para a época 2017/2018

Masters

Ricardo Martins

Ricardo Correia

Seniores

Anita Martins

Rita Silva

Tomás Costa

Artiom Vosmirka

Tomás Sequeira

Juniores

Carolina Silva

Bárbara Rodrigues

Rui Ferreira

Pedro Andre

Juvenis

Carolina Viana

Inês Pereira

Diana Simões

Rita Martins

Carolina Pereira

Moisés

Infantis

Guilherme Gomes

Tiago Vicente

Martin Afonso

Guilherme Silva

Bárbara Hilário

Inês Martins

David José

Laura Carmo

Mariana Carvalho

Carolina Gomes

Carolina Santos

João Ramos

Chaiem

Andreia Luz

Leandro Lopes

Cadetes

Catarina Guedes

Rodrigo Silva

Diogo Dias

Miguel Girão

Tiago Vieira

Miguel Correia

Macy Cheany


Mais de Natação