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Faro: Run with Dave ensina a prevenir lesões na corrida

A formação é destinada a praticantes de corrida

Prevenir as lesões mais frequentes e otimizar o desempenho na corrida são os objetivos principais do workshop ‘Prevenção de lesões na corrida’, que se realiza no Faro Avenida Business Center no próximo dia 18 de novembro entre as 9.30 e as 13.30 horas.

A formação aborda temáticas fulcrais para um saudável restabelecimento pós-treino como o aquecimento e a recuperação de esforço e é destinada a praticantes de corrida, principiantes ou profissionais, ou apenas a interessados na modalidade.

Faro: Run with Dave ensina a prevenir lesões na corrida

David Alves

A iniciativa é promovida pelo projeto Run with Dave, criado por David Alves em abril deste ano.

Fisioterapeuta no Hospital Particular do Algarve, David Alves assume-se um apaixonado por corrida e reconhece que foi o interesse pelo empreendedorismo e “o crescimento do fenómeno da corrida nos últimos anos” que impulsionaram a criação do Run with Dave.

O projeto tem como objetivo realizar o acompanhamento de atletas e praticantes de corrida através de formações, avaliação biomecânica da corrida, programas de prevenção de lesões e recuperação do esforço.

As inscrições no próximo workshop promovido pelo Run with Dave podem ser realizadas aqui até esta sexta-feira, 10 de novembro.

Programa do workshop

1) Fundamentação Teórica

  • Definição de Saúde (Organização Mundial de Saúde)
  • Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF)
  • Indicações da Direcção Geral de Saúde
  • Promoção VS Prevenção
  • Prevenção em saúde
  • Níveis de prevenção em saúde (primordial, primária, secundária, terciária, quaternária)
  • Benefícios fisiológicos da corrida
  • Lesões na corrida
  • Etiologia das lesões

2) Fundamentação Prática

  • Níveis de atuação da Fisioterapia (prevenção, avaliação, reabilitação, otimização)
  • Prevenção de lesões na corrida
  • A fisioterapia na prevenção de lesões
  • 1) Aquecimento
  • 2) Alongamento
  • 3) Fortalecimento
  • 4) Libertação mio-fascial
  • 5) Treino propriocetivo
  • 6) Tipos de sapatilha
  • 7) Meias de compressão
  • 8) Tipos de piso
  • 9) Técnica de corrida
  • 10) Recuperação do esforço
  • 11) Tipos de treino
  • 12) Treino cruzado (cross-training)
  • 13) Treino invisível
  • 14) Tapering


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