Hóquei em patins

Seniores estão de volta ao Hóquei Clube de Portimão e desta vez “é para continuar”

Seniores estão de volta ao Hóquei Clube de Portimão e desta vez "é para continuar"

A equipa sénior do Hóquei Clube de Portimão vai competir no Campeonato Nacional da 3ª divisão

Três anos depois, o Hóquei Clube (HC) de Portimão volta a apostar num escalão sénior. Após várias tentativas, sem sucesso, de manter uma equipa a competir na categoria mais alta do hóquei em patins, a partir desta temporada “é para continuar”.

“Pensámos que este seria um ano importante por termos uma base de alguns jogadores que na próxima época podem integrar a equipa sénior, uma vez que neste momento temos sub-17, com três ou quatro atletas que vão subir de escalão e poder jogar na equipa principal. Agora já não vai ser uma coisa de aparecermos um ano, como na última vez, e desaparecer no ano seguinte”, perspetiva ao Algarve Desporto o treinador Carlos Resende.

“Sempre que optámos por criar equipa sénior, não tínhamos uma base de formação, ou seja, o escalão mais abaixo era o de sub-15 e não havia possibilidade de na época seguinte, por exemplo, termos jogadores a subirem”, explica o também presidente e um dos fundadores do clube, há 18 anos.

Agora, com a ajuda de alguns ex-jogadores que “já não jogavam há três ou quatro anos por não terem equipa” e com a presença de um atleta sub-17 em cada partida, o HC Portimão prepara-se para disputar o Campeonato Nacional da 3ª divisão e o primeiro jogo é já este domingo, dia 12, frente ao CP Beja, às 18.30 horas, no Pavilhão dos Montes de Alvor.

O objetivo para este “ano zero” é “procurar evoluir jogo a jogo” e “ganhar experiência” para que na próxima época possam “começar a discutir alguns jogos”, diz Carlos Resende, que garante que “a equipa está motivada” para a estreia, mesmo depois da derrota (13-3) e consequente eliminação da Taça de Portugal na passada semana diante do GDS Cascais, vice-campeão regional de Lisboa.

“Nós temos um problema: estamos aqui bem no fim do mapa. Tivemos alguma dificuldade até para fazer jogos amigáveis e o nosso primeiro jogo da época foi precisamente o da Taça de Portugal”, lamenta o treinador, que apesar de ver o hóquei em patins como uma modalidade em crescimento em Portimão, considera que ainda há muito a fazer.

“A patinagem está bem enraizada. O problema é que a modalidade em si não tem grande expressão no Algarve e os pais querem ‘Cristianos Ronaldos’, para além de terem cada vez mais receios por causa das quedas”, aponta Carlos Resende.

O HC Portimão compete esta temporada nos escalões de benjamins, escolares, sub-13, sub-17 e seniores.

Equipa sénior do Hóquei Clube de Portimão

João Pais

Paulo Ricardo

Paulo Duarte

João Rocha

Pedro Sequeira

Dinis Santana

Sergio Fullop

Rui Costa

Ricardo Girão

Tomás Silva

Ricardo Alves

Rafael Sequeira

Duarte Contente

Rafael Gil

José Duarte

Vítor Serrenho


Mais de Hóquei em patins