Atualidade

Meia Maratona está de volta a Tavira com “percurso melhorado”

Meia Maratona está de volta a Tavira com "percurso melhorado"

A conferência de imprensa de apresentação da prova decorreu, esta segunda-feira, na Câmara Municipal de Tavira

A III Meia Maratona Tavira CPSE – Liberty Seguros prepara-se para animar a cidade do Gilão com um “percurso melhorado” e centenas de atletas em três provas – Meia Maratona, com cerca de 21 quilómetros, Mini Maratona, com 12,5, e caminhada solidária, de 7,5 quilómetros – no próximo dia 19 de novembro.

A principal inovação relativamente à edição anterior está na alteração do percurso. “Quando os atletas saem da Atalaia já não seguem para Santa Luzia, o que faz com que a estrada esteja livre para a circulação automóvel entre o Largo de Santo Amaro e essa freguesia”, disse José Barradas, presidente da Casa do Povo de Santo Estêvão, organizadora do evento, em conferência de imprensa, esta segunda-feira, dia 13.

A Praça da República é o ponto de partida, passagem intermédia e chegada para a prova, cujo trajeto conduzirá os participantes pelas ruas históricas de Tavira até à zona das Quatro Águas, em pleno Parque Natural da Ria Formosa, passando ainda pela zona do Pego do Inferno. “O percurso é de uma riqueza ímpar, uma vez que se atravessam três patrimónios naturais do Algarve: o litoral, o barrocal e a serra”, refere José Barradas.

Quanto ao número de participantes, sem querer revelar números, a organização diz-se “otimista”. “Vamos ter de facto muitos participantes. As inscrições da Meia e da Mini Maratona ainda estão a decorrer mas estão dentro daquilo que tem vindo a ser a normal frequência dos anos anteriores”, afirma o responsável, que destaca a inscrição de vários atletas de Lisboa, Alentejo e Roménia.

Com um prize money de 4 mil euros, a Meia e Mini Maratona têm partida agendada para as 10 horas, sendo que a caminhada solidária partirá mais tarde. De cariz familiar, o percurso mais curto da prova é de participação gratuita mas com contribuição voluntária de 2 euros. O valor angariado reverterá a favor do centro de acolhimento temporário ‘A Gaivota’, da delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa.

O apoio da Associação de Atletismo do Algarve nas inscrições e na cronometragem da prova é outra das novidades da III Meia Maratona Tavira, que contemplará, ainda, espaços de convívio, saúde e nutrição, música e atividades para crianças, assim como áreas comerciais e promocionais.

O evento conta com o patrocínio da Liberty Seguros e os apoios da Câmara Municipal de Tavira e da Junta de Freguesia de Tavira.

As inscrições podem ser feitas aqui ou no dia 19, entre as 8 e as 9 horas.

Clique aqui para conhecer o regulamento da prova.


Mais de Atualidade