Râguebi

Algarve 7’s quer reunir 800 jogadores de râguebi em VRSA

Algarve 7’s quer reunir 800 jogadores de râguebi em VRSA

Para o Torneio de Elite, está confirmada a presença de duas grandes estrelas mundiais da modalidade

O torneio Algarve 7’s 2018 quer juntar mais de 45 equipas nacionais e estrangeiras, incluindo cerca de 800 jogadores de Rugby Sevens de todo o mundo, nos próximos dias 2 e 3 de junho, no Estádio Municipal e no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António (VRSA).

O projeto, na sua edição inaugural, arranca “com a visão de se tornar no principal torneio de sevens da Europa (extra circuito) em três anos e tem o apoio da Federação Portuguesa de Rugby”, refere a autarquia.

A cerimónia de apresentação, que decorreu esta segunda-feira, dia 27, em Oeiras, contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de VRSA, Conceição Cabrita, do secretário-geral da Federação Portuguesa de Rugby, Mário Costa, do diretor da Sports Ventures, empresa responsável pela organização do evento, José Diogo Trigo de Moraes, do embaixador do evento e jogador da Seleção nacional de râguebi VII e XV, Pedro Leal, do jogador da Seleção nacional de râguebi VII e XV, João Durão Lino, e do selecionador nacional de Rugby VII, António Aguilar.

A organização aponta “o clima, a hotelaria, a acessibilidade, a qualidade/ preço dos serviços, o crescimento do Rugby Sevens (modalidade olímpica), as infraestruturas, o nível de acolhimento, entretenimento para visitantes e os benefícios diretos para o turismo” do Algarve como garantias de sucesso.

“O objetivo é criar não só um torneio que tenha continuidade e que perdure no tempo, mas que seja também uma festa do desporto, do râguebi e que se transforme num produto turístico”, afirma José Diogo Trigo de Moraes.

O evento é composto pela competição principal de masculino elite (oito equipas), realizada no Estádio Municipal de VRSA e pelas competições masculino aberto (16 equipas), feminino aberto (oito equipas) e veteranos (oito equipas), cumpridas no Complexo Desportivo.

Para o Torneio de Elite, está confirmada a presença de duas grandes estrelas mundiais da modalidade, DJ Forbes e Sherwin Stowers, e de seis equipas: Samurai Internacional RFC, Worcester Warriors, New Zealand Metro, London Spartans, Portugal Invitational 7s e Maccabi France.

“Temos condições de excelência, zonas verdes, infraestruturas variadas e de qualidade para a prática do desporto e o râguebi tem de estar presente. Penso que estão reunidas todas as condições para que este evento seja um grande êxito”, afirma Conceição Cabrita.

“Olho com muito bons olhos para esta competição. Quantas mais provas como esta houver, mais benéfico é para as equipas e jogadores. É essencial que haja o maior número de atletas portugueses neste evento”, nota, por seu turno, António Aguilar.


Mais de Râguebi