Atualidade

Estafeta ‘Chamada para os Jogos’ já espalha “filosofia do olimpismo”

Estafeta 'Chamada para os Jogos' já espalha "filosofia do olimpismo"

Os alunos passaram o testemunho a Gustavo Marcos

A ‘Chamada para os Jogos’ de Quelfes arrancou na manhã desta quinta-feira, dia 11, na E.B. 1 de Marim, percorrendo, para além do Colégio Bernardette Romeira, todas as escolas do ensino básico do concelho de Olhão ao longo dos cerca de 37 quilómetros que compõem a primeira etapa, cuja chegada está prevista para as 15.30 horas na E.B. 1 da Fuseta.

PUBLICIDADE

“É com estas idades que se adquirem as principais referências para a vida. Há escolas onde a própria filosofia do olimpismo já faz parte do dia a dia da vivência em sala de aula e a Estafeta pretende ser uma chamada de atenção para essa mesma filosofia, assente em três pilares: a cultura, o desporto e o ambiente”, disse ao Algarve Desporto Gustavo Marcos, criador do projeto, em 2010.

“Os ‘Jogos de Quelfes’ têm evoluído muito. Começaram com cinco escolas do concelho de Olhão e hoje em dia têm uma estrutura organizativa que assenta em seis municípios [Olhão, Faro, São Brás de Alportel, Loulé, Tavira e Ayamonte], movimentos voluntários que se associam e pessoas que desenvolvem a iniciativa da Estafeta em várias localidades da Península Ibérica, portanto é já um movimento que agrega muita gente”, refere Gustavo Marcos.

A Estafeta, que contou esta quinta-feira com os atletas olímpicos de marcha, Jorge Costa (2004 em Atenas) e Hélder Oliveira (1998 em Seul), vai andar na estrada a percorrer 23 localidades de 21 municípios de Portugal e Espanha, até chegar, no dia 11 de maio, a São Brás de Alportel, sede da Cerimónia de Abertura dos IX Jogos de Quelfes. A partir daí esperam-se duas semanas repletas de atividade física, repartidas diariamente pelos municípios organizadores, até ao encerramento dos ‘Jogos de Quelfes’, agendado para o dia 25, na direção regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, em Faro.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Mais de Atualidade