Triatlo

Triatlo O2 cria escola para “formar futuros triatletas”

Triatlo O2 cria escola para "formar futuros triatletas"

Ana Sanches (responsável da secção de Triatlo), Liliana Veríssimo e João Nascimento (presidente da Associação Desportiva e Cultural de Portimão)

Um desporto “exigente e bastante completo” mas que pode ser vivido em “ambiente descontraído e de diversão e, sobretudo, com muita paixão”. É desta forma que Liliana Veríssimo descreve o triatlo, a modalidade que a partir de 16 de janeiro conta com uma escola para jovens entre os 7 e os 15 anos em Portimão.

PUBLICIDADE

‘Escola de Triatlo O2’ é o nome do projeto cuja iniciativa partiu do clube de triatlo da Associação Desportiva e Cultural de Portimão. Uma ideia que “vem desde que o clube nasceu” e que só vê a sua concretização agora porque sempre “faltaram meios, apoios ou oportunidades para avançar”, explicou Liliana Veríssimo ao Algarve Desporto.

A atleta portimonense, que se sagrou campeã nacional de triatlo na categoria 30-34 anos em 2017, é a treinadora responsável pelo projeto e assume como principais objetivos “formar futuros triatletas e dar mais visibilidade à modalidade”.

“Quero muito passar a experiência que vivo com o triatlo. É um desporto em que, onde quer que vamos fazer uma prova, temos a sensação de estar entre amigos. Há muito espírito de equipa e de grupo”, conta a atleta do Núcleo do Sporting Clube da Golegã, que se iniciou na equipa de triatlo da O2.

“Um desporto completo”

Natação, ciclismo e atletismo, por esta ordem, são as disciplinas que englobam o triatlo. Uma modalidade que, segundo a treinadora, “é um desporto muito completo” e que proporciona um grande desenvolvimento de “diversas capacidades” nas crianças.

“Estes miúdos na natação desenvolvem toda a parte de coordenação, respiração e adaptação ao meio aquático, e no ciclismo, tal como no atletismo, desenvolvem a destreza, os reflexos e a resistência”, explica Liliana Veríssimo, que salienta ainda como grande qualidade da modalidade o facto de se “trabalhar muito em equipa, apesar de ser um desporto individual”.

Os treinos da Escola de Triatlo O2 têm lugar no Complexo Desportivo de Alvor entre as 18 e as 20 horas de segunda a sexta-feira e, pontualmente, aos sábados entre as 9.30 e as 11.30 horas.

Já com alguns atletas inscritos, as atividades têm início na próxima terça-feira, dia 16, pelas 18 horas, sendo que já esta sexta-feira, dia 12, haverá uma reunião dirigida a pais e futuros atletas, pelas 18.30 na sede da Associação Desportiva e Cultural de Portimão.

Para além deste novo projeto, a secção de Triatlo da O2 tem inscrições abertas para atletas com mais de 16 que pretendam integrar a equipa portimonense.


Mais de Triatlo