Atletismo

Bela Vista e Onda Sólida campeãs regionais de montanha na primeira Escalada à Fóia

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Associação Académica da Bela Vista e a Associação Onda Sólida sagraram-se este sábado campeãs regionais de montanha por equipas, numa prova conquistada, a título individual, por Irina Coelho (Associação Cultural Sambrasense) e Manuel Rodrigues (Sporting Clube Lagoense), em Monchique.

PUBLICIDADE

O clube do Parchal venceu o Campeonato Regional de Montanha no setor feminino à frente do Olímpico Clube de Lagos. Por sua vez, a equipa de Tavira ocupou o primeiro lugar da classificação coletiva masculina à frente da Associação Cultural Sambrasense e do Centro Desportivo de Quarteira.

O campeonato, que contou com a participação de 72 atletas de 12 clubes, foi ganho por Manuel Rodrigues, que cumpriu os 7,5 quilómetros em 32,05 minutos, e por Irina Coelho, que passou a linha da meta aos 40,47 minutos.

Apesar do frio que se fazia sentir e do percurso “difícil”, ambos os atletas estavam visivelmente satisfeitos no final da prova. “Temos de saber gerir, se não chegamos a um ponto em que já não sentimos nem mãos nem pés. Mas estas provas são sempre míticas e estou muito contente pela vitória”, afirmou a atleta algarvia ao Algarve Desporto no final da corrida. Já o atleta V35 garantiu estar a viver um momento “especial” e de “muita alegria”.

Esta foi, de resto, uma prova histórica, uma vez que se tratou da primeira competição organizada pela Associação de Atletismo do Algarve a iniciar no centro de Monchique e a terminar no topo da Fóia, realizada paralelamente com a I Escalada à Fóia. A primeira de muitas, espera Enio Messia: “Que este primeiro ano sirva como um incentivo para os anos seguintes”, disse o vice-presidente do Clube Desportivo e Cultural da Nave, organizador da iniciativa, que contou com 20 clubes e uma centena de participantes.

A I Escalada à Fóia, que, nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, se praticou no “cenário ideal e muito importante para criar ainda mais valor no território”, foi igualmente vencida por Manuel Rodrigues e Irina Coelho e contou ainda com uma caminhada solidária, de cerca de 30 pessoas, a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monchique.

Clique aqui para ver os resultados completos do Campeonato Regional de Montanha e aqui para ver os da Escala à Fóia.


Mais de Atletismo