Atualidade

Campeonato de Freefly “promete muita adrenalina” em Portimão

Campeonato de Freefly "promete muita adrenalina" em Portimão

A competição reúne cerca de 20 paraquedistas

O Aeródromo Municipal de Portimão vai ser palco, este fim de semana, dias 10 e 11, entre as 9 e as 17.30 horas, do 13º Campeonato de Freefly, um evento oficial da Federação Portuguesa de Paraquedismo (FPP).

Publicidade

A competição, organizada pela FPP, através da Skydive Algarve, reúne cerca de 20 paraquedistas portugueses aficionados pela modalidade e “promete muita adrenalina nos céus de Portimão”, escreve a autarquia portimonense em nota de imprensa enviada às redações. Este é o primeiro de dois eventos da FPP que a Skydive Algarve receberá este ano, sendo que o segundo está agendado para os dias 7 e 8 de abril.

O campeonato vai contar com dois aviões Dornier G92 Twin Torbine, aeronaves de duas turbinas com capacidade para transportar simultaneamente 15 paraquedistas, que realizarão os saltos a partir dos 14 mil pés de altitude, em cerca de 13 minutos. Estas aeronaves são usadas no Reino Unido para a maior competição de paraquedismo do mundo, o British Skydiving Championships.

“O freefly é praticado em queda livre e, na maioria das vezes, os paraquedistas atingem velocidades superiores a 300 quilómetros/hora, com a liberdade de utilizarem diferentes maneiras de voar, como o ‘head down’ (cabeça para baixo), ‘sitfly (sentado), ‘standup’ (de pé), ‘backtrak’ (de dorso), ‘bellyfly’ (de barriga para baixo) e qualquer outro tipo de voo. As diferentes formas de voar possibilitam aos paraquedistas a realização de todo o tipo de manobras acrobáticas e figuras geométricas, chegando ao ponto de fazerem determinadas coreografias”, explica a Câmara Municipal de Portimão.

“Nas competições de paraquedismo, o freefly é uma das provas que reúne mais curiosidade e expectativa por parte de todos os adeptos, dadas as manobras espetaculares que os seus competidores realizam”, conclui, na mesma nota de imprensa.


Mais de Atualidade