Ginástica rítmica

Portimão recebe elite mundial da ginástica rítmica

Portimão recebe elite mundial da ginástica rítmica

Torneio Internacional de Portimão inaugura mês de ginástica rítmica na cidade

Em maio, Portimão volta a ser a capital internacional da ginástica rítmica. A cidade prepara-se para receber uma etapa do circuito mundial de Taças do Mundo de Ginástica Rítmica, numa organização da Federação de Ginástica de Portugal, da Câmara Municipal de Portimão e da Associação Turismo de Portimão. A competição terá lugar entre os dias 11 e 13, no Portimão Arena.

Publicidade

Reforçando a ligação histórica entre o município e o evento, este ano as entradas na Taça do Mundo de Ginástica Rítmica de Portimão – Jogos Santa Casa, serão gratuitas. Um investimento assegurado pela autarquia portimonense e justificado pela proximidade do município a esta disciplina olímpica e, de uma forma geral, ao desporto. Em 2019 Portimão será Cidade Europeia do Desporto.

Na edição de 2018 da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica de Portimão – Jogos Santa Casa, são esperados mais de 300 participantes, em representação de 34 países, com 56 ginastas individuais e 14 conjuntos, num total de 140 ginastas em competição. Números ainda provisórios mas que deixam antever um crescimento face à edição de 2017, que contou com a participação de 42 ginastas em representação de 12 países. Recorde-se que este foi o ano do regresso da etapa portuguesa da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica ao município, depois de um interregno de vários anos.

Em meados de abril serão confirmados os nomes das ginastas que irão competir em Portimão. No entanto, num ano que será marcado por uma forte participação da elite mundial da disciplina, destaque desde já para as maiores delegações em competição, designadamente a Rússia, Bielorrússia, Azerbaijão e Uzbequistão.

TIP inaugura mês de ginástica rítmica em Portimão

O Torneio Internacional de Portimão (TIP) de Ginástica Rítmica, como habitualmente, antecede a realização da Taça do Mundo, oferecendo uma oportunidade às ginastas mais jovens de competirem na mesma arena que a elite da ginástica rítmica mundial. Aquela que é a prova mais antiga do calendário nacional de competições – conta este ano a sua 27ª edição – terá lugar entre 4 e 6 de maio e irá receber 45 ginastas juniores e 11 seniores, com destaque para a presença de países como a Itália e a Rússia.


Mais de Ginástica rítmica