Futevólei

Carvoeiro: Dupla do CD Póvoa vence primeira etapa do Nacional de Futevólei

Este slideshow necessita de JavaScript.

A jovem dupla nacional constituída por Filipe Santos e Beto Correia, vice-campeões em título, representantes do CD Póvoa, foi a grande vencedora da etapa inaugural do Campeonato Nacional de Futevólei 2018.

PUBLICIDADE

A Praia do Carvoeiro foi o palco escolhido para acolher, este fim semana, a prova a contar para a 13ª edição do Campeonato Nacional de Futevólei, a principal competição do panorama nacional.

Foram 13 as equipas participantes, nomeadamente 26 atletas, com registo para a presença de equipas de todo o país em busca da vitória e primeiros pontos no ranking.

O evento teve início no sábado, pelas 14 horas, com as equipas a discutirem o apuramento divididas em três grupos. Numa primeira fase as cinco duplas menos cotadas no ranking discutiram o acesso ao qualifying. As restantes oito duplas mais cotadas iniciaram a sua participação seguidamente, fechando o primeiro dia de prova ao fim de vinte e duas partidas bastante disputadas e com quatro equipas a garantirem o passaporte para os quartos de final.

No domingo, oito equipas mediram forças no qualifying para apurar as restantes quatro duplas para os quartos de final. Já com os oito finalistas conhecidos, a prova prosseguiu com quatro decisivos jogos e em resultado dos mesmos apuraram-se para as meias-finais as duplas Ruben Santos/Alan Cavalcanti (EF Alan Cavalcanti), Pedro Salvador/Bonga (CD Póvoa), Jorge Gamboa/João Gamboa (CD Póvoa) e Filipe Santos/Beto Correia (CD Póvoa).

Em resultado dos dois jogos correspondentes às meias-finais, Ruben Santos/Alan Cavalcanti e Filipe Santos/Beto Correia, foram mais eficazes e venceram os seus adversários em dois sets sem resposta.

Em clima de festa chegou-se à discussão da grande final da etapa. O equilíbrio foi a nota dominante, com alternância constante no marcador, acabando Filipe Santos/Beto Correia por fechar o primeiro set na frente por 18-15. Sem margem para novo deslize, Ruben Santos e Alan Cavalcanti iniciaram o segundo set da melhor forma, ganhando alguma vantagem, mas a dupla poveira conseguiu corrigir alguns aspetos do seu jogo e alcançar a recuperação pontual que viria a ser decisiva para fechar o set e a partida com novo 18-15 e consequente vitória na primeira etapa.

O campeonato prossegue no fim de semana de 23 e 24 junho na Póvoa de Varzim, sendo que até lá terá lugar o momento mais importante do ano do futevólei europeu, nomeadamente o European Footvolley Championship 2018, que irá acontecer na Áustria de 6 a 9 de junho, em Graz, com a representação portuguesa de duas duplas no quadro principal e uma dupla inicialmente no qualifying.


Mais de Futevólei