Petanca

Seleção nacional de petanca estreia-se em estágio de dois dias em Faro

Seleção nacional de petanca estreia-se em estágio de dois dias em Faro

Comitiva lusa no primeiro estágio

Faro foi o local escolhido pela Federação Portuguesa de Petanca (FPP) para dar início, este fim de semana, a um novo modelo de preparação das Seleções nacionais. Os atletas convocados para representar Portugal em provas internacionais têm agora um centro de estágios (Rialgarve) onde se reunirão aos fins de semana até à partida para as competições.

Publicidade

“Estamos a fazer este tipo de preparação pela primeira vez, tradicionalmente a Seleção treinava apenas um dia enquanto as provas não se realizassem e agora estamos a promover dois dias de estágio. Vamos continuar nessa senda até à realização de três provas importantíssimas que se seguem no calendário internacional”, disse ao Algarve Desporto João Gameiro Alves, presidente da FPP.

Os Jogos do Mediterrâneo, em Tarragona, de 28 a 30 de junho, será o primeiro desafio, antes do Campeonato do Mundo de triplete em masculinos, no Canadá, de 13 a 16 de setembro, e do Campeonato Europeu de duplete em femininos, na França, entre os dias 27 e 30 do mesmo mês.

“Ficar entre os 16 primeiros, tanto no Campeonato Europeu como no do Mundo seria excelente”, perspetiva o Selecionador nacional, que prevê dificuldades. “Temos um lote de equipas quase inatingíveis em termos técnicos, nomeadamente a França, Itália, Espanha, Bélgica e Mónaco, na Europa, Tailândia, na Ásia, e todos os países do norte de África, que são equipas extremamente difíceis de bater, uma série de países que dificilmente nós no momento atual conseguiremos ganhar no mão-a-mão”, confessa Sérgio Reis.

PUBLICIDADE

Também por isso, “esta preparação é muito importante na medida em que une o grupo, sente-se uma grande responsabilidade da parte dos atletas”, refere João Gameiro Alves.

Entre os atletas convocados, que estrearam neste primeiro estágio o novo equipamento da Seleção nacional, estão Hugo Dores, Fernando Valério, Paulo Jacinto e Isa Magalhães, do Clube Desportivo e Cultural (CDC) da Nave, e Hugo Rodrigues, do CDR Quarteirense, representantes de clubes algarvios.


Mais de Petanca