Atualidade

Gala do Desporto de Albufeira homenageia trezentos atletas

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Pavilhão Desportivo de Albufeira voltou esta sexta-feira a trajar a rigor para receber atletas, treinadores e dirigentes das associações e clubes desportivos do concelho que se destacaram na época 2017/2018 em 21 modalidades. Dos cerca de 4 mil praticantes, 300 mereceram esta homenagem, dedicada também às famílias dos atletas, que fizeram questão de aplaudir de perto o reconhecimento público que o município presta à sua massa associativa na área do desporto. Este ano, o convidado a nível nacional foi Joaquim Gomes, ex-ciclista que soma 56 vitórias e 600 mil quilómetros percorridos. Atualmente é o diretor da Volta a Portugal em bicicleta, cuja edição de 2018 terá a primeira etapa a terminar em Albufeira.

Publicidade

Foi ao som da Fanfarra dos Bombeiros de Albufeira que teve início a 8ª edição da Gala do Desporto. Os representantes dos clubes homenageados desfilaram pelo Pavilhão Desportivo, erguendo os seus estandartes.

Artes marciais, atletismo, automobilismo, basquetebol, boccia, ciclismo, dança, futebol, futebol adaptado, futsal, ginástica acrobática, judo, karate shotokan, motociclismo, natação, stand up paddle, pesca desportiva, polybat, squash, surf e voleibol foram as modalidades representadas na homenagem. “Todos os clubes têm aqui o exemplo do que se faz de bom em Albufeira. O desporto representa uma atividade saudável, que tem grande influência na formação das crianças e dos jovens. Os treinadores desempenham o papel de educadores, transmitindo valores importantes para a formação dos mais novos”, destacou, citado em nota de imprensa enviada às redações, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

Além do reconhecimento público aos atletas e clubes campeões na época desportiva passada, o município voltou a entregar prémios de relevo e de mérito, que distinguem pessoas que deram o seu contributo para a promoção da modalidade ou para o desenvolvimento do clube. O convidado especial desta gala, Joaquim Gomes, participou em 18 Voltas a Portugal, alcançando o primeiro lugar nas edições de 1989 e 1993. Ganhou vários Grandes Prémios e foi três vezes campeão nacional de contrarrelógio por equipas. A sua carreira passou também pelo Algarve, tendo representado o Louletano/Vale do Lobo. “Estou muito honrado com esta distinção, que gostaria de dedicar aos homenageados desta noite e, em especial, às suas famílias, que perante atletas de alta competição sujeitos a diversas pressões do ponto de vista físico e anímico, acabam por ser o elo que confere equilíbrio a todo este fenómeno”, referiu Joaquim Gomes, citado na mesma nota.

A gala voltou a ser animada por uma das associações do concelho. Este ano o grupo escolhido foi a associação SOUL, que atuou com uma das suas coreografias de hip-hop.


Mais de Atualidade