Vela

Manuel Fortunato e Frederico Baptista no top10 no Mundial da Juventude

Este slideshow necessita de JavaScript.

Manuel Fortunato e Frederico Baptista, ambos de 17 anos, velejadores da classe 420, a representar o Clube de Vela de Lagos (CVL), foram a única tripulação masculina portuguesa da classe 420 apurada para o World Sailing Youth Worlds, que decorreu em Corpus Christi, nos Estados Unidos da América (EUA), entre 14 e 21 de julho. Na sua primeira experiência em campeonatos mundiais da classe, a dupla terminou no nono lugar entre as melhores tripulações juniores do mundo.

O World Sailing Youth Worlds destaca-se dos outros campeonatos da modalidade por sere a mais importante prova do escalão júnior, podendo comparar-se aos Jogos Olímpicos de vela para atletas até aos 18 anos. Todos os equipamentos são fornecidos pela organização, sendo iguais para todos os velejadores da mesma classe, promovendo a igualdade, desportivismo e partilha de experiências.

Os velejadores do CVL foram acompanhados pelas parceiras de treino, Beatriz Gago e Marta Fortunato, por outros velejadores das classes Laser e RSX, e pelos treinadores Pedro Ambrósio, um dos mais conceituados treinadores de 420 em Portugal, e João Rodrigues, atleta português com mais presenças em Jogos Olímpicos (sete edições).

A dupla Manuel Fortunato/Frederico Baptista, a terminar a segunda época nesta classe de transição para classes olímpicas como o 470 e 49er, segue agora para Newport, Rhode Island (EUA), onde vai disputar o seu primeiro campeonato mundial absoluto da classe 420, entre 7 e 15 de agosto, para isso sido apurada enquanto segunda classificada do ranking absoluto nacional da época 2017/2018.


Mais de Vela