Canoagem

KCCArade conquista dois ouros e três bronzes no Nacional de Velocidade

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dois títulos de campeões nacionais e três medalhas de bronze de um total de nove finais A e três finais B foram os resultados alcançados pelo Kayak Clube Castores do Arade (KCCArade) no Campeonato Nacional de Canoagem de Velocidade. A prova realizou-se nos dias 4 e 5 de agosto no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho e destinou-se aos atletas dos escalões juniores, seniores e veteranos.

PUBLICIDADE

Juniores em destaque

A equipa de juniores venceu em duas distâncias olímpicas com o quarteto constituído por Iago Bebiano, Tomás Santos, Gonçalo Bento e Mário Cabede a dominarem o K4 500 metros, vencendo com 1.30,066 minutos, menos 1,335 segundos do que a equipa do CN Litoral Alentejano e menos 1,485 do que a equipa do CCAmora, que terminaram na segunda e terceiro posições, respetivamente.

A equipa confirmou o valor que demonstrou há dois anos, quando fez história ao arrecadar o primeiro título num K4 com atletas da formação.

Foram quatro os escalões que subiram ao pódio nas equipas de K4 dos Castores do Arade, dois títulos nacionais com as iniciadas e juniores e dois terceiros lugares com os infantis e seniores femininas.

Na prova individual de 200 metros, Tomás Santos venceu o K1, com 37,745 segundos, menos 0,720 do que Francisco Santos, do CN Ponte de Lima, e Iago Bebiano conquistou a medalha de bronze a apenas três décimos da prata.

Esta dupla conquistou ainda a medalha de bronze no K2 1.000 metros, ao cumprir a distância em 3.31,645 minutos, em prova vencida pela equipa do CCAmora, com 3.28,794 minutos, seguida do CNCrestuma com 3.30,649 minutos.

O atleta Gonçalo Bento garantiu uma final B no K1 1.000 metros, no qual terminou na terceira posição.

Equipa feminina no pódio

A equipa feminina conquistou a medalha de bronze no K4 500 metros. O quarteto constituído por Ana Bebiano, Maria Cabrita, Rita Ângelo e Belén Acuña registou o tempo de 1.49,428 minutos, assegurando o último lugar do pódio, por apenas 0,080 segundos, face à equipa do CCAmora. A vitória coube à equipa do CNMarecos e o segundo lugar foi para a equipa do CN Ponte de Lima.

As atletas dos Castores estiveram ainda em evidência ao conquistar três finais A e uma final B, com Ana Bebiano a marcar presença nas duas finais A em distâncias Olímpicas, terminando em nono no K1 500 metros e em oitavo no K1 200 metros. Maria Cabrita garantiu ainda a presença na final B do K1 200 metros, terminando na segunda posição.

Veteranos em duas finais

No escalão de veteranos foram alcançadas duas finais. Uma final A com a tripulação de K2 Vet-A 1.000 metros, constituída por Nuno Silva e Jorge Filipe, a terminar na nona posição e em K1 Vet-B 1.000 metros, com António Luís, que venceu a final B.

KCCArade no top10 nacional coletivo

Estes resultados somam-se aos dois títulos nacionais, um de vice-campeã nacional e uma medalha de bronze, nove finais A e quatro finais B, conquistados há uma semana no Campeonato Nacional de Canoagem de Velocidade destinado aos atletas dos escalões iniciados, infantis e cadetes. No acumulado o KCCArade garantiu o oitavo lugar da geral coletiva com 996 pontos, entre 52 clubes. O Náutico de Ponte de Lima foi o grande vencedor, seguido do Náutico de Prado e do GDRGemeses.


Mais de Canoagem