Futsal

Olímpicos da Juventude: Luís Conceição de ouro com Seleção feminina de futsal

Olímpicos da Juventude: Luís Conceição de ouro com Seleção feminina de futsal

(Fotografia: @Luís Conceição)

Portugal sagrou-se campeão olímpico jovem na modalidade de futsal. Luís Conceição, treinador natural de Martinlongo, no concelho de Alcoutim, orientou a equipa feminina portuguesa até ao triunfo, numa caminhada que terminou no jogo com o Japão na final (4-1), disputado esta quarta-feira em Buenos Aires, na Argentina.

A equipa lusa terminou o torneio invicta, somando vitórias nos cinco encontros disputados antes da final. Na fase de grupos derrotou o Chile (15-2), a República Dominicana (14-0), os Camarões (6-0) e o Japão (2-0) e nas meias-finais eliminou a Bolívia por 16-2.

Luís Conceição licenciou-se em Educação Física e Desporto em 1999, no Instituto Superior Dom Afonso III, em Loulé. Iniciou a sua atividade como professor em 2003, lecionando em Vila do Bispo, Vila Real de Santo António e Alcoutim. Iniciou o seu percurso como treinador na aldeia de Martinlongo, orientando durante 12 épocas a equipa local, Inter-Vivos, onde conquistou vários títulos a nível distrital. Em 2011 assumiu funções como Selecionador e coordenador distrital de futsal da Associação de Futebol do Algarve, cargo que ocupou durante quatro temporadas, nos mais diversos escalões jovens. Posteriormente, liderou as equipas algarvias do Desportivo Sapalense Clube e Louletano Desportos Clube.

Iniciou funções na Federação Portuguesa de Futebol em 2014, como Selecionador nacional de futsal feminino, cargo que mantém até ao momento, tendo levado a ‘equipa das quinas’ à conquista de vários títulos. Recebeu vários galardões individuais, entre os quais o prémio ‘Cândido de Oliveira’ atribuído pela Associação Nacional dos Treinadores de Futebol na época 2013/2014, como treinador de formação no futsal feminino.


Mais de Futsal